Segurança - Afinal, o que o Google sabe realmente sobre você?
Nota: Tá meio desatualizado, ou a tradução foi uma b...a! As telas não batem para a versão em português.
Você pode ficar
surpreso sobre o quanto o Google sabe sobre você e o quão fácil é
limitar o que a companhia armazena sobre o seu histórico
Autor da Foto
O e-mail e a senha que você usa para essas coisas (ou Google Agenda, Documentos, Drive, etc.) são sua Conta do Google. Você pode - como eu - ter várias. Nesse caso, você precisará repetir tudo o que segue para cada conta. Então, divirta-se identificando as diferenças entre cada uma delas.
Primeiro, vamos verificar o básico.
Quão bem o Google me conhece?
O Google costumava ser apenas um mecanismo de pesquisa. Lembra-se disso? Certamente você ainda usa muito o Google Busca. E o Google coleta muitos dados sobre as pesquisas que você faz, já que isso diz muito sobre você. Faça login e acesse o Google e veja o histórico de pesquisas que o Google mantém sobre você. É realmente muito estranho ver o que o Google sabe o que você pesquisou. Você também pode ver seu histórico de pesquisa do YouTube aqui.
Informações básicas mais prosaicas, mas também críticas, podem ser encontradas nos detalhes da sua conta. Faça login e acesse https://myaccount.google.com/ para ver os dados básicos que você forneceu ao Google. Vá para o Painel e você pode ver os registros de uma variedade de ferramentas e suas respectivas atividades. Vamos falar sobre algumas delas, mas basta dizer que esse é um painel importante para descobrir o que o Google sabe sobre você.
Esses são os dados básicos que o Google provavelmente terá sobre você:
- Seu nome, sexo e data de nascimento
- Seus endereços de email
- Seus números de telefone
- Onde você mora
- Onde você trabalha
- Sites que você visitou
- Pesquisas que você fez
- Suas preferências de anúncio
- Seus interesses
- Lugares que você visitou em todo o mundo
- Seu histórico de pesquisa do YouTube e vídeos assistidos recentemente
- O que você disse ao Google Assistente
Você pode ver isso com facilidade, graças a uma ferramenta relativamente nova que fornece uma linha do tempo de eventos e a capacidade de excluir esses eventos individualmente, caso deseje.
Faça login na sua conta e vá para a página Minha atividade.
Você pode obter os detalhes reais se clicar em Exibição de item, mostrado no canto superior esquerdo do painel que verá. Você pode ver mais atividades clicando em Outra atividade do Google no painel esquerdo. Isso fornece links para muitos outros serviços do Google, como pesquisas sonoras, quando você deixa o feedback do YouTube ou clica em "Não está interessado" em sugestões de vídeos, informações da biblioteca do Google Play, interesses, preferências de notícias, informações de chamadas e mensagens e muito mais.
Como faço para remover itens?
Clique nos três pontos verticais em qualquer item da sua atividade para ver uma opção Excluir. No entanto, lembre-se de que somente você pode ver esse registro de atividades: ele não é visível para outras pessoas.
O que o Google acha que você está interessado?
A principal razão pela qual o Google rastreia todos esses dados sobre você é que ele pode segmentar publicidade com mais êxito, a fim de pagar pelos serviços gratuitos que você acessa. Dependendo do seu ponto de vista (ou demográfico), isso é uma ameaça sinistra ou uma maneira legal de conseguir coisas grátis.
Mas é interessante descobrir exatamente o que o Google acha que sabe sobre você e como ele usa isso para segmentar anúncios do seu jeito. Entre e siga para Configurações. Você verá o que o Google considera como seu sexo e idade, além de seus interesses.
Se você não disse a verdade ao inserir informações básicas - ou nunca as inseriu - pode achar divertido que o Google tenha "adivinhado" a sua idade ou sexo completamente errado.
Você pode desativar anúncios segmentados por interesse simplesmente desativando "Personalização de anúncios" usando o botão mostrado acima.
Você também pode optar por permitir que os proprietários de sites acompanhem você pelo Google Analytics ou não. Basta ir para a página de desativação do Google Analytics.
Onde o Google acha que você esteve?
Uma das opções disponíveis no Painel de Controle de Configurações do Google descrito acima é a capacidade de descobrir onde o Google pensa que você esteve. Você pode ir diretamente para o Histórico de Localização. Normalmente, isso é rastreado com o uso do GPS em seu telefone: é provável que, mesmo que você não use um smartphone Android, ainda esteja conectado à sua conta do Google em um iPhone.
Como impedir que o Google colete informações de localização
Clique em Gerenciar Histórico de Localização na parte inferior da página e desative o Histórico de Localização.
De muitas maneiras, este é o teste mais importante de todos. Um dos benefícios do Android é que ele permite que você saiba quais permissões são necessárias para cada aplicativo instalado.
Mas você encontra vários aplicativos e serviços do Google em vários dispositivos. Esta página lista os dispositivos e serviços e o acesso que eles têm. Clique em um dispositivo listado e você pode ver mais detalhes e a oportunidade de revogar, no lado direito.
Como posso alterar quais informações do Google são visíveis para outras pessoas?
Com a ferramenta About Me do Google. Isso mostra o que é visível publicamente e você pode clicar no ícone da caneta para editar qualquer coisa para removê-lo ou alterá-lo.
Vale a pena também usar a ferramenta de verificação de privacidade do Google. Dirija-se ao Dashboard e clique no link Get Started. Agora basta percorrer a lista e escolher as opções com as quais você esteja feliz.