Segurança - Cuidado com o TikTok (como se fosse o unico que coleta dados de celulares)

 

TikTok: Anonymous alerta problema de privacidade com app

O Anonymous, famoso grupo hacktivista, acusou o TikTok – popular aplicativo de criar e compartilhar vídeos curtos – de roubar dados dos usuários e está pedindo a população para desinstalar o aplicativo imediatamente.

A denúncia foi feita através do Twitter, após um dos perfis da rede dos Anonymous compartilhar o tweet de um desenvolvedor, a qual revelou dados que o TikTok coleta de seus usuários.

Publicação Anonymous sobre TikTok
Tradução: Exclua o TikTok agora; Se você conhece alguém que está usando, explique a ele que se trata essencialmente de um malware operado pelo governo chinês executando uma operação massiva de espionagem

O tuíte foi em resposta a outra publicação na rede social, de um usuário do fórum Reddit que supostamente havia descoberto o roubo de dados ao revirar o código do aplicativo.

De acordo com o autor do post, essas são as informações às quais o TikTok teria acesso:

  • O hardware do seu computador, ou seja, o tipo de CPU, dimensões da tela, uso de memória, espaço em disco, número de série e entre outros
  • Os aplicativos que você instalou, incluindo também os já apagados.
  • Tudo relacionado à sua rede, incluindo seu endereço IP, nome de acesso WiFI, seu mac e outras coisas.
  • Sua localização em tempo real, sendo uma função que é usada o tempo todo e localiza você a cada 30 segundos usando GPS.
  • Por fim, ele também instala um servidor proxy local dentro do seu computador que os ajuda a “transcodificar mídia”.

O autor do post afirma que o app dificulta a análise do código com um algoritmo que muda a cada atualização, segundo ele, este é o aplicativo que coleta mais informações de seus usuários, ainda mais que o Twitter e o Facebook.

Declarações

Em declaração ao jornal espanhol 20 minutos, a empresa afirmou que “leva a sério as acusações feitas”:

Nossa equipe de segurança da informação conduz um processo contínuo para verificar e corrigir vulnerabilidades de segurança. Incluímos empresas de segurança de classe mundial nessas avaliações.

Histórico Conturbado

A acusação da Anonymous não aconteceu de forma isolada, usuários do iOS já haviam relatado, na última semana, indícios que o TikTok espionava o que era copiado e colado nos dispositivos.

Além disso, o  aplicativo foi banido da Índia  junto com diversos outros apps chineses, em um movimento anti-China, a qual se sucedeu no país.

Em declaração à Fox, Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, afirmou que o país está certamente avaliando banir o TikTok e outros aplicativos chineses.

----------------------------------------

Por que o Anonymous está pedindo para você desinstalar o TikTok?

O TikTok foi acusado pelo governo dos Estados Unidos de roubar dados para o governo chinês, mas nunca imaginamos que eles seriam endossados ​​pelo Anonymous.

O TikTok é um dos aplicativos mais populares deste ano, porque desde que os problemas com o coronavírus começaram, mais e mais pessoas começaram a usar esse aplicativo e, com ele, mais e mais problemas surgiram e no meio dessa história temos uma forte revelação trazida a tona pelo Anonymous.

Recentemente, o TikTok esteve envolvido em uma controvérsia muito estranha, porque o governo dos Estados Unidos estuda proibir o uso deste aplicativo entre toda a sua população, por temer que o governo chinês esteja roubando dados do Cidadãos dos Estados Unidos através do aplicativo de vídeo.

É hora de se preocupar?

Como se isso não bastasse, agora é o grupo de hacktivistas conhecido como Anonymous que está pedindo à população para desinstalar o aplicativo imediatamente. As coisas estão ficando feias para o TikTok, e para nós também.

Apesar do fato de um porta-voz do TikTok garantir que a empresa é controlada por pessoas dos Estados Unidos e da China e que eles nunca forneceriam informações aos usuários a nenhum governo, mesmo que solicitado, o Anonymomus apresentou evidências coletadas por um usuário do Reddit que mostra que o TikTok coleta seus dados toda vez que é usado.

As informações que o aplicativo coleta e que supostamente envia ao governo chinês são as seguintes:

  • O hardware do seu computador, ou seja, o tipo de CPU, dimensões da tela, uso de memória, espaço em disco, número de série e muitas outras coisas.
  • Os aplicativos que você instalou desde que instalou o aplicativo e os que também foram instalados antes do aplicativo, mesmo se você os desinstalou há muito tempo.
  • Tudo relacionado à sua rede, incluindo seu endereço IP, nome de acesso, WiFI, seu mac e outras coisas.
  • Ele sabe se você usa ferramentas para quebrar os bloqueios em seus dispositivos móveis ou desktops.
  • Sua localização em tempo real, sendo uma função que é usada o tempo todo e localiza você a cada 30 segundos usando GPS.
  • Por fim, parece que ele também instala um servidor proxy local dentro do seu processador que os ajuda a “transcodificar mídia”

Segundo o OP no Reddit, este é o aplicativo que coleta mais informações de seus usuários, ainda mais que o Twitter e o Facebook. E, de acordo com o Anonymous, essas informações são diretamente controladas e guardadas pelo governo chinês.

 

fontes: 

https://espertize.com.br/anonymous-alerta-sobre-privacidade-no-tiktok/

https://webitcoin.com.br/por-que-o-anonymous-esta-pedindo-para-voce-desinstalar-o-tiktok-22-jul/

Postagens mais visitadas