Artigo - 5G chegou no Brasil e coloca Segurança em alerta


Nesta quarta-feira (05), Brasília foi a primeira região a receber a nova tecnologia, apesar do avanço da conectividade nas redes móveis, o 5G pode ampliar a superfície de ataques, pois cibercriminosos também usufruem deste momento. Na visão de especialista, esse avanço exige também iniciativas de proteção contra investidas de DDoS e melhorias na segurança das infraestruturas



Após cronogramas e planejamentos em todo país, Brasília foi o primeiro local de estreia da rede 5G nesta quarta-feira (6). Segundo Vinicius Caram, Superintendente de outorga da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre podem receber o sinal ainda neste mês, desde que todos os preparativos estejam concluídos. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

 

Apesar das inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia 5G, a novidade também pode acarretar uma série de riscos à cibersegurança. A rede de quinta geração foi projetada para conectar todos a tudo e com agilidade, entretanto, quanto maior o número de equipamentos interconectados, maior será a superfície de ataque.

 

Para Adonias Filho, Sales Director da OPLIUM, a nova tecnologia trará impactos para os times de Segurança das empresas, já que abre várias possibilidades de exploração cibercriminosa. “Conforme as empresas avançam em termos de tecnologias, as técnicas de ataque se moldam e também usufruem da onda de hiperconectividade”, comenta o executivo durante o Cyber Security Talks, evento promovido online na última semana. 

 

Filho acrescenta sobre um possível aumento de ataques DDoS a partir do 5G. Para ele, com muitos aparelhos conectados e alguns vulneráveis, cresce a possibilidade de ataques. “Hoje, o cibercriminoso que direciona um DDoS tem a preocupação em buscar componentes de alta conectividade, basta apenas acessar vários dispositivos móveis e fazê-los participar dessa rede”, completa. 

 

Com os riscos iminentes, muitas organizações precisarão promover mudanças significativas em suas infraestruturas tecnológicas para torná-las mais robustas. Porém, Adonias Filho enfatiza que esse processo de adaptações não será algo que acontecerá de imediato, já que a chegada do 5G não impossibilita a existência das outras conectividades como o próprio Wi-Fi. “Certamente, em busca de atendimento a essas demandas, as organizações terão que passar por atualizações tecnológicas e operacionais, incluindo uma robustez nas infraestruturas”, explica executivo.

 

Um recente levantamento realizado pela IDC na América Latina ouviu mais de 3 mil pessoas na região, entre eles 723 do Brasil, e revelou que 84% dos brasileiros acreditam que a tecnologia de 5G irá transformar completamente a maneira de consumir dados, enquanto 74% acreditam que a quinta geração mudará a forma de trabalho. Além disso, 42% dos brasileiros acreditam que irão migrar seus serviços de conectividade para o 5G nos próximos 12 meses. 

 

Adonias Filho acrescenta que, daqui pra frente, será ainda mais necessário ter bons profissionais no mercado para lidar com a alta conectividade proporcionada pelo 5G, especialmente em questões de Segurança. “Torcemos para que muitas pessoas decidam entrar nesse mercado e logo a gente consiga suprir as necessidades de vários segmentos”, conclui.



fonte: https://www.securityreport.com.br/destaques/5g-chegou-no-brasil-e-coloca-seguranca-em-alerta/

Postagens mais visitadas