Flipper Zero: como funciona o aparelho hacker proibido pela Anatel

 


Anatel apreendeu uma carga do dispositivo portátil por não ter homologação na agência


Flipper Zero está na mira da Anatel
Flipper Zero está na mira da Anatel
Foto: Reprodução/Flipper Zero

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou o cerco contra o Flipper Zero, aparelho "hacker" usado para testes cibersegurança. Durante a última semana, o órgão apreendeu uma carga do dispositivo portátil e disse à imprensa que o eletrônico pode ser usado por pessoas mal intencionadas para fins ilícitos. 

O Flipper Zero pode identificar e clonar sinais de RFID e NFC, usados em crachás, chaves eletrônicas, celulares que fazem pagamentos por aproximação, etiquetas inteligentes e até cartões de transporte. 

Os dados são registrados pelo aparelho e guardados em um chip ou cartão em branco, que vira um clone da chave ou cartão original — o perigo é que a cópia pode ser usada para acessar áreas restritas, fazer pagamentos indevidos ou roubar informações pessoais.

Como funciona o Flipper Zero

No TikTok, muitos vídeos viralizaram mostrando o Flipper Zero para clonar crachás de NFC e abrir garagens, identificando e retransmitindo o sinal de radiofrequência do controle remoto.

O dispositivo, entretanto, tem alguns limites. Por exemplo, a grande maioria dos cartões de banco utiliza tecnologias mais novas, que impedem a clonagem. Um jornalista do portal The Wired mostrou que o o Flipper Zero também não foi capaz de clonar seu crachá de entrada no trabalho.

O aparelho proibido pela Anatel tem a aparência inofensiva de um Tamagotchi, bichinho virtual sucesso dos anos 90, com tela colorida, slot para cartão microSD, conector USB-C e uma bateria recarregável.

A agência decidiu barrar a entrada do Flipper Zero no país por considerar que ele pode expor os cidadãos a riscos de clonagem e violação de dados . No site da marca, o produto é descrito como uma ferramenta para pessoas que fazem testes de invasão e geeks.

"Ele adora hackear coisas digitais, como protocolos de rádio, sistemas de controle de acesso, hardware e muito mais", diz a apresentação. "É totalmente de código aberto e personalizável, para que você possa usá-lo da maneira que desejar."

Postagens mais visitadas