Redes Sociais - Limite a integração e compartilhamento de dados com outros aplicativos.




Saiba como apagar, desabilitar ou limitar a sua conta no Facebook


Escândalo recente envolvendo a rede social e a consultoria Cambridge Analytica deixou muita gente com o pé atrás. Conheça as opções para proteger seus dados.
Autor da Foto
Houve uma época em que apagar a conta no Facebook era algo impensável para muita gente. Mas o escândalo que estourou nesta semana pode ter feito com que muitas pessoas repensassem isso. 
Em uma série de reportagens de diferentes veículos, foi revelado que um funcionário do Facebook entregou erroneamente uma coleção de dados para uma empresa chamada Cambridge Analytica, que, por sua vez, usou essas informações para direcionar eleitores e exercer influência antes das eleições presidenciais dos EUA de 2016, em que Donald Trump acabou eleito.
Por isso, é totalmente compreensível se você estiver pensando mais seriamente sobre a sua conta na rede social.
A boa notícia é que você tem opções. Em primeiro lugar, você pode limitar o que os aplicativos de terceiros e a comunidade do Facebook podem ver sobre a sua conta. Se isso não for o bastante, é possível desativar a conta, o que pode ser desfeito. Ou, em último caso, apagar completamente a conta – e, mesmo assim, é possível mudar de ideia depois. Veja abaixo como essas diferentes opções funcionam.
Limite sua conta
Existem muitas razões para você não querer apagar sua conta do Facebook, mas você ainda pode querer fechá-la de alguma forma. A maneira mais fácil de fazer isso é deixando-a privada. Vá em Configurações, então selecione a aba Privacidade. No topo da página há uma janela Sua Atividade, com menu drop-down. Se a opção “Quem Pode ver Suas Publicações Futuras?” estiver configurada como “Público”, isso significa que qualquer pessoa pode ver o que há na sua página, não importando se ela possui uma conta no Facebook ou não. Toque no botão editar e então poderá limitar a visibilidade apenas a amigos, amigos específicos ou apenas você.
Também é possível limitar os dados que os apps de terceiros podem acessar. Ainda no menu Configurações, clique na aba Apps. Você então verá uma lista dos aplicativos que estão conectados com a sua conta, que podem ser dezenas ou até centenas. Ao lado de cada app você verá um pequeno “X” (no canto superior direito) – clique nele e então o app será removido da sua conta. Para apps que quiser manter, é possível clicar no botão Editar para limitar o acesso da aplicação aos seus dados.
Mais abaixo na página você verá uma caixa intitulada “Aplicativos Que Outras Pessoas Usam”. Clique no botão Editar e então verá uma série de opções mostrando categorias de informações que os seus amigos estão compartilhando sobre você. Sinta-se à vontade para desmarcar qualquer opção que te deixe desconfortável. 
E, por fim, há o rastreamento de publicidade. Assim como qualquer outro serviço gratuito atual, o Facebook ganha muito dinheiro por meio de anúncios. Mas você pode limitar o quanto verá da rede Audience Network – e o quanto ela poderá ver sobre você. 
Clique na aba Anúncios em Configurações, e então você verá diferentes opções que te permitem desabilitar anúncios com base no seu uso do aplicativo e quem pode ver os seus likes e reposts de anúncios. Você não poderá desabilitar os anúncios de forma total, mas poderá impedir que o Facebook use as suas atividades para ficar enviando “anúncios baseados em interesses”.
Desative sua conta
Desativar sua conta no Facebook vai colocá-la em uma espécie de hiato. O seu perfil será removido do site, assim como a maioria dos seus posts, enquanto que as mensagens e outras coisas ainda continuarão por lá. 
Vale notar que a desativação da conta pode ser desfeita. O Facebook vai manter os seus dados caso você queira voltar. Sempre será possível reativar a conta depois ao fazer login. Se você não tem certeza de que quer sair permanentemente, essa é uma ótima maneira de experimentar uma vida sem Facebook antes de tomar uma decisão final sobre o assunto. 
Para desativar a sua conta, faça login no Facebook. No topo da sua página na rede, clique no ícone da seta para baixo, localizado no canto superior direito da tela. 
Escolha a opção Configurações no menu, e então vá em Geral, no canto superior esquerdo. Uma vez que estiver lá, siga até a seção Gerenciar Conta, na parte inferior da janela, onde encontrará a opção para desativar a sua conta. Clique em Desativar Sua Conta para iniciar o processo. 
O Facebook tentará fazer com que você se sinta culpado pela decisão ao mostrar fotos dos seus amigos, e então perguntará a razão pela qual você quer desativar a sua conta. 
Uma vez que você disser ao Facebook por que não quer mais ser amigo dele, clique no botão Desativar, digite a sua senha pela última vez, e a rede social seguirá com o processo.
Lembre-se que você sempre poderá voltar ao apenas fazer login no Facebook. E se você tem uma conta no Instagram que está “linkada” ao Facebook, poderá mantê-la normalmente – mas antes será preciso desvinculá-la ao acessar a opção Configurações de Compartilhamento, no app do Instagram. 
Apague sua conta
Apagar a sua conta no Facebook, por outro lado, vai matá-la para sempre.
Você não poderá fazer login novamente para recuperar informações ou visualizar novamente algo que tinha postado no Facebook. E, se quiser usar a rede novamente, terá de começar do zero.  
É possível encontrar todos os detalhes ao clicar no ícone de ajuda (ponto de interrogação), localizado no canto superior direito da tela, e digitar “Apagar Conta” na barra de buscas que aparecerá no topo – a opção “Como Faço Para Excluir Minha Conta Permanentemente?” estará entre os primeiros resultados.  
(Nota: o Facebook recomenda que você baixe uma cópia dos seus dados no site antes de apagar a sua conta. Vá em Configurações, depois em Geral; lá você encontrará um link intitulado “Baixe uma Cópia dos Seus Dados do Facebook” na parte inferior da janela.)
O Facebook quer se certificar de que você é quem você diz ser antes de apagar uma conta. Por isso, será preciso digitar a sua senha e passar por um teste de reconhecimento de texto para prosseguir.
Feito isso, uma caixa de diálogo irá aparecer com a opção para apagar permanentemente a sua conta. Vale notar que o Facebook ainda dá um prazo de 14 dias para você reativar a sua conta, caso mude de ideia – depois disso, a conta realmente deixará de existir.

Postagens mais visitadas