Segurança - Backups do WhatsApp não ocuparão espaço, mas Google poderá acessá-los


Recurso chegou como uma boa notícia para usuários do app, mas tem detalhe de segurança que merece atenção


São Paulo – As suas mensagens do WhatsApp no smartphone Android podem não estar tão seguras quanto você pensa. Apesar de a empresa ser enfática ao dizer que as mensagens trocadas por meio do aplicativo contam com criptografia, uma codificação complexa que impede a interpretação de dados em caso de vazamento, as cópias de segurança do histórico que ficam guardadas no Google Drive não têm essa proteção–mesmo que o Google conte com a sua própria criptografia.
A informação consta na página de ajuda do site oficial do WhatsApp. O trecho aparece com destaque: “Importante: Mídias e mensagens que você colocou no backup não estão protegidas pela criptografia do WhatsApp enquanto estiverem no Google Drive”.
 
O recurso de guardar os dados do WhatsApp no Google Drive é opcional e só está disponível em smartphones com sistema Android. Os iPhones não contam com essa função.
Na semana passada, o aplicativo de mensagens anunciou que o espaço ocupado pelos dados de histórico não ocupariam mais espaço no Drive, independentemente do seu tamanho. Nesta terça-feira, o Google mudou seus planos do Drive e unificou suas opções de armazenamento na nuvem sob o nome de Google One, com opção de 100 GB a 30 TB.
Os backups do WhatsApp podem ser encontrados na sua pasta no Drive na aba “Backups”. Na interface para computador, ela fica no canto inferior esquerdo. Lá, você pode apagar o seu histórico, caso deseje parar de fazer cópias de segurança na nuvem do Google.
Contatamos o Google para comentar o caso, mas ainda não recebemos resposta.
A EXAME, o WhatsApp informou o seguinte: “Quando os backups vão para o Google Drive, eles são totalmente hospedados pelo Google e por isso “saem” da criptografia do WhatsApp”.

fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/quando-voce-faz-isto-suas-mensagens-nao-estao-protegidas-pelo-whatsapp/

----------

Backups do WhatsApp não ocuparão espaço, mas Google poderá acessá-los


Noticiamos por aqui há quase duas semanas que a Google deve oferecer em breve o backup sem consumo de memória para suas conversas do WhatsApp. Ou seja, você poderá realizar uma cópia de todo o seu conteúdo compartilhado no mensageiro sem que isso consuma seu armazenamento na nuvem Google Drive. Isso é especialmente bom para quem usa contas gratuitas com capacidade para até 15 GB, mas própria companhia de Mountain View alerta: esse arquivo não terá a mesma encriptação de ponta a ponta.
Quem flagrou essa cláusula nas regras sobre o novo serviço foi o The Economic Times. O documento online deixa bem claro que “as mídias e mensagens nos backups do Google Drive não são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp”.
Isso não quer dizer que o material estará desprotegido, à mercê de hackers, mas que você não terá o mesmo nível de segurança e privacidade que o WhatsApp oferece. Na verdade, a maior questão por aqui não diz respeito à segurança, e sim à privacidade, pois dessa forma a própria Google teria acesso a tudo o que estiver armazenado.
whatsapp
Ainda que fique implícito a não violação desses dados por parte da Gigante das Buscas, isso não a impede de acessá-los para os mais diversos fins. Por enquanto, a empresa não comentou essa questão. A gravação das duplicatas de segurança sem uso de memória do Google Drive deve começar no dia 12 de novembro e deve ser feita manualmente.

fonte: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/133645-backups-whatsapp-nao-ocuparao-espaco-google-acessa-los.htm

Postagens mais visitadas